Bastidores da TV por Flávio Ricco (03/02)

Bola rolando

A Globo tem procurado inovar nas suas transmissões esportivas, pedindo, cada vez mais, a participação do telespectador. O palpite do público sobre as substituições nas duas equipes, por exemplo, é uma delas. Os textos-chamadas são feitos durante a primeira etapa e o resultado fornecido no início da segunda. Interessante, não fosse aí um erro de princípio: já de alguns meses, provavelmente por falta de tempo, a Globo deixou de informar quem são os reservas de cada equipe.
É dada a escalação e só. Qual o técnico de futebol do mundo, ou de qualquer outro esporte, que pode substituir alguém, se não sabe quem tem à disposição no banco? O telespectador muito menos. Informação, em qualquer transmissão, inclusive de futebol, nunca é demais.
E, só mais uma coisinha, mas a título de colaboração: não é necessário ao ex-árbitro José Roberto Wright, quando chamado a se manifestar, repetir sempre “é a minha opinião”. Vamos deixar combinado que a gente já sabe. Pode até pular essa parte.

TV Tudo

Olha a bobagem

Já existe uma equipe da Bandeirantes fazendo as malas, para gravar com Adriane Galisteu na Europa. Material que será utilizado no programa de estreia. E, para o segundo? Terceiro? O resultado disso é nenhum.

Outra coisa

Pode acontecer por aí uma mudança de planos: nos interiores da Band estuda-se a possibilidade de lançar o programa da Galisteu nas noites dos domingos. Não mais às sextas-feiras como se anunciou no começo.

Olha só

Milton Neves resolveu mover uma ação contra o publicitário Roberto Justus, ainda por causa daquele programa “Melhor da Noite”, que não foi levado à frente. Ele reclama uma indenização que pode chegar a R$ 70 milhões. Tem gente, e gente importante da direção da Bandeirantes, que não está vendo nada disso com bons olhos. Afinal, saem da agência do Justus algumas das contas mais importantes da emissora.

Teatro

Walcyr Carrasco, autor de “Caras e Bocas”, próxima das 7 na Globo, também escreveu o espetáculo “A mulher do candidato”, que estreia dia 13 no Bibi Ferreira, em São Paulo. Direção de Cininha de Paula e elenco formado por Anselmo Vasconcelos, Andréa Avancini e Luiz França.

Lançamento

O novo personagem do ator Diogo Portugal no “Zorra” será o office-boy Elvisley, um malandro que sempre dá a volta em todo mundo. Ele começa a gravar agora, para estrear com a nova programação em abril. Promete.

Por acaso

Quem leu a “Veja” desta semana, coluna do Felipe Patury, certamente viu uma crítica forte do conselheiro José Henrique Reis Lobo à TV Cultura, que enviou carta a outros 46 colegas, cobrando preocupação com a baixa audiência da emissora. Disse, entre outras coisas, que como ninguém assiste, não se justifica o consumo de 200 milhões de reais dos cofres públicos. Em tempo: José Henrique é pai da publicitária Tatiana Lobo, que foi demitida em condições pouco elegantes pelo atual presidente Paulo Markun, no início da sua gestão em 2007.

Na roda política

O que se comenta, inclusive nos interiores do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, é que essas contundentes críticas do conselheiro Reis Lobo, dada a proximidade dos dois, jamais seriam feitas sem o conhecimento do Governador José Serra. Um quadro complicado.

Atraso

Com pouca frente de capítulos – cerca de 3 ou 4, segundo se informa-, as gravações de “Chamas da Vida”, da Record, só devem terminar na semana de exibição do último capítulo. A produção fica no ar até a segunda quinzena de abril, e será substituída por “Poder Paralelo”, de Lauro César Muniz.

Ano novo

Oficialmente a Globo não fala no assunto, mas nos seus interiores já se comenta que o faturamento comercial, só nos meses de janeiro e fevereiro, ultrapassou com folga a marca de um bilhão de reais. Enquanto uma se dá bem, outras falam em crise.

Ufa!

As demissões promovidas sexta-feira na Rede TV! não atingiram o departamento de jornalismo. O pessoal saiu ileso. Mas a pergunta que se faz: até quando?
Na luta
Em busca da Helena de “Viver a Vida”, a substituta de “Caminho das Índias”, Manoel Carlos fará testes com estrelas da Globo - Taís Araújo, inclusive. Ela continua nos planos do autor.

Bate – Rebate

…A Globo já constatou que o telespectador de “Caminho das Índias” não se opõe à formação do casal Maya (Juliana Paes) e Raj (Rodrigo Lombardi). Pesquisa bastante favorável (66%). …Pode ser, claro, uma rejeição ao trabalho realizado até aqui por Márcio Garcia.

…A Bandeirantes atrasou a volta do “CQC” por absoluta falta de material.

…Era, a princípio, para ser ontem. Ficou para próxima segunda-feira.

…A Globo continua negando qualquer acerto com o jornalista Ricardo Frota, que deixou recentemente a Comunicação da Record.

…Mas na semana passada, com alguma freqüência, ele foi visto na Lopes Quintas, Rio, numa das bases da emissora.

…Que a Rede TV! dê ao “Pânico” o apoio e condições que ele merece.

…O programa levado ao ar domingo foi um dos melhores dos últimos tempos.…As gravações de “A ilha do profeta”, baseada em “Vende-se um véu de noiva”, com início nesta semana, irão se limitar a trabalhos em externas.

… O SBT ainda não tem os cenários da novela prontos.

C´est fini
Impossível fechar a coluna sem o registro, ainda que tardio, da morte do jornalista e radialista Walter Silva, o Pica-Pau, ocorrida na última sexta-feira em São Paulo. Um grande cara e dos maiores conhecedores da nossa MPB. Ficamos assim. Tchau!!

0 Comments: