BASTIDORES DA TV POR FLAVIO RICCO 10/12

O mercado da religião

Crise, que nada. Enquanto o mundo tira o pé, ainda sem saber como a vida vai ficar ou quais serão as verdadeiras conseqüências de mais essa reviravolta na economia, as igrejas do Brasil continuam vivendo nababescamente e num planeta bem diferente do nosso. Vivendo e atacando como se nada estivesse acontecendo.

A Igreja Mundial do Poder de Deus, aquela mesma do Valdemiro e que loteou toda a rede 21 da Bandeirantes, agora fechou negócio com a Rede Mercosul do Paraná. E com igual violência. Já é responsável pela programação na faixa de horário que vai das 6 da tarde até as 12 horas do dia seguinte. Uma festa.

Isto, importante deixar bem claro, com a bênção dos nossos governantes, que às vezes reclamam da baixa qualidade das programações, mas jamais se atrevem interferir naqueles que poderão ser redutos de seus votos.

Dá até dó ver o que está virando esse negócio chamado televisão no Brasil. Impossível saber onde tudo isso vai parar. Se é que vai parar.

TV Tudo

Exclusiva

Ontem, no final da tarde, diretores da Rede Record e Globosat assinaram o contrato, que repassa os direitos de transmissão da Olimpíada de 2.012, em Londres, na tevê fechada. Último capítulo de uma longa novela. A comemoração foi grande na base da Globo, em São Paulo. Na verdade, uma vitória particular do diretor Alberto Pecegueiro.

Esperado encontro

Essa coluna não tem a pretensão de achar que provocou alguma coisa. Simples coincidência a nota de alguns dias, estranhando que isto ainda não tinha acontecido. Mas, finalmente hoje, no Projac, vai ocorrer o esperado encontro entre os autores da Globo com os diretores Manoel Martins e Ary Nogueira.

Que vergonha! - 1

Um campeonato brasileiro tão bem disputado merecia uma festinha melhor que aquela mostrada pelo SporTV, segunda-feira. Coisa nenhuma. Conseguiram fazer pior que a do ano passado, que já foi uma das mais lamentáveis em matéria de produção e organização. Quase uma façanha.

Que vergonha! - 2

Sei que na CBF dinheiro nunca foi problema e ela não gasta pouco com a festa, então, por que não fazer bem feito? Por que não convocar pessoas mais competentes? Ou, simplesmente, copiar a da Itália, por exemplo? Mas não, preferem investir no que é pior.

Que vergonha! - 3

Os artistas convidados, de duas, uma: ou são amigos ou parentes dos organizadores. Difícil acreditar que exista uma terceira opção. Luiz Salém, por exemplo, foi um que caiu de pára-quedas. Não sabe até agora o que era aquilo. O humorista Luiz Miranda, o mesmo de 2007, teve um ano para escrever um show melhor. Não conseguiu. Pior, conseguiu ser ainda mais sem graça.

Que vergonha! - 4

Tudo isso, além de outras coisas, que esta coluna se permite a não comentar. Valeu pela presença dos treinadores, jogadores, ex-jogadores - pessoal de 58, e só. E mais, para o nível (?) dessa festa ser completa, como diz meu amigo Vicente Limongi, de Brasília, só faltou escolherem o Dunga pra entregar o “bola murcha”.

Outra coisa

Jorge Benjor é sempre um número. Grande figura. Mas o seu show não muda há 30 anos. O repertório, idem, “Fio Maravilha” ainda é a mais novinha. O homenageado está quase se aposentando como entregador de pizza nos Estados Unidos.

Atraso permanece - 1

Lilia Cabral conversou com Ana Maria Braga, ontem, no “Mais Você”. Catarina, sua personagem, vai se separar de Leonardo (Jackson Antunes). A gravação acontece hoje, no Projac, e será exibida na próxima semana. Sem querer, Lília Cabral apenas confirmou o que muita gente já sabe: a novela não tem uma boa frente de capítulos.

Atraso permanece - 2

Essa situação vem desde o começo e já levou a Globo tirar o diretor Ricardo Waddington de “Malhação”, substituído por Marcos Paulo, para se dedicar exclusivamente a “A Favorita”. Porém, os trabalhos em estúdio e externas ainda não deslancharam. Mas vale destacar o bom momento da novela.

Avesso do avesso

É preciso, antes de tudo, saber o que o SBT espera de “Revelação”. Qual o objetivo? Em matéria de edição nervosa, nem a MTV chegaria a tanto. De quatro capítulos, na estréia, talvez buscando maior dinamismo, tentaram fazer um. Tentaram, só que ninguém está entendendo a história. Estão matando a novela da dona Íris. Estou com dó dela.

0 Comments: