Pesos e medidas
A Anatel é extremamente rigorosa e criteriosa na licitação de concessões de rádio e TV. Concessões a título precário. Ao interessado é solicitada vasta documentação. Nada deve constar contra a pessoa, física ou jurídica.
Agora, os mesmos critério e rigor não se observam na revenda ou repasse de concessões. Há todo um mercado em torno disso. As pessoas ou empresas compram, vendem e alugam esses prefixos, como fossem algo próprio. O descontrole é total.
É só olhar o caso dos “concessionários”, que sempre se amarram em contratos lesivos ao nosso sistema de telecomunicações. Apenas a palavra “concessionário” foi abolida e proibida nos interiores das emissoras. Na prática a teoria como sempre é completamente outra.
Está aí o caso da Igreja do Poder Mundial. Nada se exigiu - além de pagamento - de seus responsáveis para se tornarem praticamente donos da Rede 21. Afinal, a igreja passou a ser responsável por 22 horas da sua programação diária. Duas ficaram de fora para não caracterizar o repasse total.
A premissa ou promessa de “formar, informar e entreter” parece que só existe na hora de receber as concessões.
E aí se depara com aquilo de sempre: ou não há uma legislação correta a respeito ou não existe fiscalização.
TV Tudo
Outra coisa
Hoje se formam muitas redes de rádios. E também já tem um truque em torno delas. É muito mais barato conseguir ou “comprar” rádios educativas ou comunitárias do que uma rádio comercial. Basta abrir uma fundação ou associação, que o trâmite em Brasília é tranqüilo. A partir disso, passam a operar como emissora comercial, como se fosse uma rede bem estruturada.
No caixa
Não sabia disso. Só ontem, via Folha, tomei conhecimento dos cartões corporativos da TV Brasil. Esse nosso país é uma festa.
Do not perturb
A autora Gisele Joras está consertando a sinopse de “Betty a feia”, primeira novela da parceria com a Televisa. Segundo se informa, a ordem é fazer exatamente o que eles, os mexicanos, querem… Até porque, a Televisa também vai pagar a conta. É bom não contrariar.
Faz de novo
Não são boas as informações que chegam da Anhanguera em relação aos capítulos já escritos de “Véu de Noiva”, novela do acervo de rádio de Janete Clair. A equipe de Íris Abravanel é a responsável pela adaptação. Um executivo do SBT informa que o trabalho não ficou bom. Terá que ser refeito.
Leitura
Marcio Trigo, gente boa da Globo, está lançando o seu oitavo livro, agora em própria casa, a Mirabolante. Neste trabalho, com a história de duas mulheres, que não se desgrudaram pra nada, ele mostra o real valor da amizade. Ilustrações de Mariana Massarini. Em São Paulo, autógrafos neste sábado, a partir das 4 da tarde, na Livraria da Vila.
Fim de linha
Notícia do blog, ontem, 12h33: “acabou o namoro da atriz Deborah Secco com o jogador Roger, hoje atuando na Arábia Saudita. Pelo menos é o que revelam amigos de ambas as partes”.
Tudo em casa
O cantor e ator João Sabiá, que participou do “Fama”, foi convocado para o elenco de “Paraíso”, a próxima das 6 na Globo. Ele viverá o engenheiro Marcos, namorado de Paula Barbosa de Bernardo, sobrinha de Benedito Ruy Barbosa, que faz estréia nas novelas.
Baiano
Agora é rotina: toda sexta-feira, Oliveira Andrade embarca de São Paulo com destino a Salvador, para transmitir os jogos do campeonato baiano, nos finais de semana, pela Record. Campeão de audiência.
Aprendiz
Com estréia prevista para abril, na Record, o programa “Aprendiz - 6 Universitário”, comandado por Roberto Justus, inicia gravações na próxima terça-feira. Os 18 participantes ficarão confinados a partir de hoje, sexta-feira.
Então é assim
No “SBT Brasil” de quarta-feira, o inusitado: Carlos Nascimento chama, na passagem de bloco, noticiário sobre a posse de Barack Obama. Entra o intervalo, volta e nada do Obama. É exibida matéria de uma nova tecnologia em cirurgias no México e, sem mais nem menos, o jornal acaba. Termina, como o dono manda terminar, sempre junto com a novela da Globo. E, repito, nada do Obama. Fazer jornalismo no SBT não é fácil. Quase um desafio
Bate – Rebate
…No lançamento do livro dos autores da Globo, quarta-feira, no Rio, Miguel Falabella estava interessado em saber se irá receber algum por conta dele.
…João Emanuel Carneiro quase não foi reconhecido pela maioria. Andou à vontade pela livraria.
…Silvio de Abreu, Manoel Carlos e Gilberto Braga, simpáticos, atenderam a todos.
…Glória Perez, preocupada com o capítulo de “Caminhos das Índias” saiu rapidinho.
…Benedito Ruy Barbosa foi com o filho, e Aguinaldo Silva, viajando, não compareceu.
…Na próxima segunda-feira estréia a minissérie, 5 capítulos, “Deu a Louca no Tempo”.
…O texto é de Paulo Cursino, direção de Marcos Figueiredo e elenco com Renato Aragão à frente.
…Vai ao ar antes da “Malhação”.
…A atriz Walderez de Barros também foi confirmada pela Globo no elenco de “Paraíso”.
…No início de fevereiro começam na Globo os trabalhos da novela do Manoel Carlos, substituta de “Caminho das Índias”.
C´est fini
Efeito da crise: a ocupação dos hotéis em Las Vegas, durante a Napte, que começa hoje, observa movimento 15% menor em relação ao ano passado. Segundo se informa, surpreendeu o número de reservas canceladas. E é isso. Tchau!
Após comemorar os seis pontos de audiência com o humorístico “Uma Escolinha Muito Louca” nas edições que se seguiram à estreia, em dezembro, a Band vê a audiência do programa cair um pouco em 2009.
Ontem, por exemplo, a audiência do programa foi de quatro pontos.
Desde que estreou, a atração mantém a média geral de cinco pontos. No dia-a-dia, a média fica do programa fica entre quatro e cinco pontos.
Mesmo assim, a emissora informou estar satisfeita com o desempenho do humorístico. A atração anterior do horário, que é o de 20h20 a 21h, a novela “Água na Boca” foi apontada como tendo custos de produção maiores e audiência na faixa dos dois pontos.
Bastidores da TV por Flávio Ricco 23/01
Postado por LEANDRO LP às 23.1.09
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 Comments:
Postar um comentário