Bastidores da TV por Flávio Ricco 19/03

Novela do SBT - Agora vai

Em estúdio, na Anhanguera, começaram ontem as gravações de “A ilha do profeta”, nova novela do SBT, baseada em “Vende-se um véu de noiva”. E o ambiente já é outro no setor da teledramaturgia, após as contratações das experientes Jacqueline Vargas e Yoya Wursch para o grupo de colaboradores. Com elas, a adaptação da antiga história de Janete Clair está rodando de forma diferente.

Vale lembrar que Íris Abravanel, quando resolveu virar autora, chamou 6 ou 7 amigos, com pouco ou nenhum conhecimento de causa, para dividir os trabalhos de “Revelação”. Deu no que deu.

Verifica-se que agora há um profissionalismo que não existia e as pessoas chamadas a participar, têm experiência suficiente para tocar a novela da maneira que deve ser. O diretor Del Rangel é bom nisso. Ele sabe juntar o grupo.

Novela é um brinquedo caro.

Cada capítulo de “Revelação” não saiu por menos de R$ 200 mil, segundo informações internas. No Ibope, oscila entre 4 e 5 pontos, terceiro lugar no horário, mas com a Bandeirantes logo ali e a Globo quase 8 vezes maior que ela. “A ilha do profeta”, utilizando-se praticamente do mesmo elenco, terá a dura missão de encurtar essa distância. Que os erros cometidos no passado continuem servindo de exemplo. E sejam corrigidos.

TV Tudo

Fita métrica
Sobre a prisão do Dado Dolabella: como alguém pode saber que a outra está 250 metros dele? Pulseira eletrônica, GPS ou outros do gênero não chegam a tanto. Com todo respeito, é um pouco demais. No mínimo, ele tem o seu direito de ir e vir seriamente comprometido.

Sem noção
Anteontem, fim de tarde, em São Paulo. A cidade debaixo d’água. Pessoas ilhadas, carros nadando e o Datena na Band, em cima do assunto, chegando a 15 no Ibope. No mesmo instante, Ellen Jabour, no “Olha Você” gravado, do SBT, dava aulas de ioga. Não passou de 2 pontos, claro. Por sua vez, a Record se mexeu do jeito dela e também entrou na chuva, simplesmente interrompendo a novela “Prova de Amor”, em sua última semana de exibição.

Galisteu – Novo dia
Problemas com a produção, provocam nova mudança na data de estreia da Adriane Galisteu na Bandeirantes. Não será mais em 3 de abril como inicialmente se anunciou. Ficou para o dia 17. No meio disso, teremos aí a Sexta Feira Santa.

Regressiva
Autora de “Chamas da Vida”, Cristianne Fridman não vai recorrer ao tradicional “quem matou”, nessa reta final da novela. Ela aposta no desfecho da vilã, Vilma (Lucinha Lins), com o incendiário misterioso. Sai do ar em abril.

Entrevista
Rubens Barrichello é aguardado hoje nas gravações do programa “Altas Horas”, de Serginho Groisman, na Globo. Os bons treinos realizados na Espanha colocam novamente Barrichello como destaque da Fórmula 1 na temporada deste ano.

Férias
Evaristo Costa ficará ausente da bancada do “Hoje”, até o próximo dia 30. Sandra Annemberg pilota sozinha o informativo até lá. A Globo sabe usar bem este esquema de revezamento em todos os seus telejornais.

Leitura
Amanhã, na livraria Cultura, em São Paulo, o escritor e diretor do “Domingão”, Márcio Trigo, lança o livro “Dez Contos de Humor”. Uma coletânea de contos, com as participações de muita gente da tevê, como Cláudio Torres, Thereza Falcão, José da Silva, Teresa Frota, Cláudio Lobato, Celso Taddei, Marcio Paschoal, Patrícia Mellodi e o próprio Trigo. O prefácio é do Beto Silva, do “Casseta”.

Mudança
Profissionais da área de produção da Bandeirantes, pessoas com experiência e principalmente ligadas a transmissões ao vivo, estão se transferindo para “Fazenda Brasil”, o reality da Record.

Novo livro do Boni
José Bonifácio Oliveira Sobrinho, o Boni, começa a anunciar um novo livro, desta vez contando a sua experiência como vice-presidente artístico da Globo durante 30 anos. Material não falta.

Estranhos no ninho
Causou surpresa em alguns, espanto em outros, o número de bispos e pastores da Record na coletiva da nova novela “Promessas de Amor”, quarta-feira, no Rio. Pelo menos quatro deles fizeram questão de usar a palavra.

Viagem de volta
Neste sábado, a equipe da Globo deve completar as gravações especiais de “Caras e Bocas”, próxima novela das 7, na África do Sul. Hartbeespoort e Sun City foram algumas das cidades visitadas.

Sistema de rodízio
“Paraíso”, para evitar conflitos internos e maiores problemas, não terá música fixa na sua abertura. As trocas irão acontecer com o desenrolar da novela. Isto, na verdade, tem um alvo: não favorecer ninguém.

Bate – Rebate

· Guto Arruda Botelho tem dirigido a maioria das cenas de “Caminhos do Coração” com as duas personagens de Bianca Rinaldi. Está em alta na Record.

· Filha de Domingos de Oliveira, a atriz e escritora Maria Mariana (“Confissões de Adolescente”) passa a integrar o time de roteiristas de “Promessas de Amor”.

· Entrevista de Clodovil ao “Nada além da verdade”, desde ontem, está disponível no site do SBT. Foi o seu último programa.

· Vera Fischer escolheu o “Domingão”, que sempre deu sorte a ela, para o lançamento do seu livro.

· Nocauteado por uma forte gripe, Boris Casoy não apresentou o “Jornal da Noite”, segunda e terça. Ele voltaria ontem ao informativo.

· Hoje à noite, o “Sportscenter” da Espn Brasil, apresentado por Paulo Soares e Antero Greco, chega à sua edição de número 3.000. Sucesso.

· No gênero, o “Sportscenter”, com os dois, é imbatível.

· A Record deve ter o elenco do seriado “Louca Família” montado nos próximos 10 dias.

· Dado Dolabella, por exemplo, está garantido.

· O seriado “Prison Break” fica na grade da Globo até o fim deste mês. Depois, dará lugar ao programa do Jô.

C´est fini

Arrematando o assunto inicial: como tudo no SBT, a data de lançamento da nova novela, “A ilha do profeta”, só será anunciada por Silvio Santos depois de assistir aos primeiros capítulos. Todos torcem para que, desta vez, não exista aquela coisa de gravar tudo antes para estrear depois. Então é isso. Amanhã tem mais. Tchau!

0 Comments: