Bastidores da TV por Flávio Ricco (30/01)

Os lados - bom e ruim - de todas as coisas
A prostituição infantil virou assunto de rotina nos principais telejornais. Invariavelmente, aparece uma pauta, com lugares, personagens e histórias diferentes, revelando – antes de tudo – que este é mais um triste capítulo do cotidiano de nossas vidas e só uma peça de ocasião no irresponsável oportunismo de algumas autoridades.

O jornalismo do SBT, por vezes tão combatido e criticado, está apresentando toda essa semana, uma das melhores séries de reportagens sobre o tema. Assinada pelo jornalista Sérgio Utsch, sem qualquer pieguice ou exploração barata, a matéria está sabendo denunciar o problema, mostrar o drama das crianças envolvidas e os inevitáveis riscos oferecidos aos seus antigos, atuais e futuros parceiros. A maioria não demonstra nenhuma intenção de interromper esta atividade, que em várias situações – como foi mostrado - começa em casa com o próprio pai.

Por fim, lamentar que esta, como tantas outras questões sociais, só apareça na agenda dos nossos governantes em ocasiões propícias ou vésperas de eleições, mas ao mesmo tempo saudar e constatar a existência de oxigênio puro no jornalismo do SBT.

TV Tudo

Essa é a Globo (1)

Devido aos bons resultados obtidos no segundo semestre de 2008, crescimento de produção e financeiro, a Globo irá pagar esta semana, à todos seus funcionários, participação nos lucros. O que era para ser de 30%, será de 35% do salário. Funcionários comemoram a boa fase da empresa que felizmente está distante da crise, graças ao investimento realizado e competência do seu pessoal.

Essa é a Globo (2)

Uma situação, no mínimo, interessante. Líder de audiência e faturamento, a Globo faz esse agrado aos seus funcionários, que certamente estarão ainda mais estimulados em retribuir o presente recebido. Panorama completamente distinto de outras emissoras, onde o barulho é sempre muito grande e o resultado nenhum. Fanfarronice pura, que nem é mais levada a sério.

Essa é a Globo (3)

Quanto se ouviu nos últimos tempos, e de alguns dos seus diretores mais importantes, “o rumo da liderança” da Record. Rigorosamente nada aconteceu. A briga, às duras penas, não passa do segundo lugar com o SBT. Resultados divulgados, que nunca se confirmam. Desmoraliza. É aquela velha história: prometem que o cavalo vai voar. Aí, ele não voa. Fica ruim.

Lançamento

A nova aposta do “Zorra Total” para 2009 será o humorista Diogo Portugal. O diretor Maurício Sherman já o apresentou pessoalmente à redação e ele está negociando contrato com a emissora. Promete.

Troca Infeliz

Ainda do “Zorra”, é quase unanimidade. O público não aprovou a troca de Glauber (Marcius Melhem) por Cleitom (Caique Luna) no quadro da Lady Kate. Definitivamente não deu certo.

Vitória

A Bandeirantes ainda comemora sua volta às transmissões da Copa do Mundo, depois de 10 anos fora. Luciano do Valle promete uma cobertura mais “light e humana”, enquanto o vice Marcelo Meira considera o acordo com a Globo uma “vitória”.

Pan e Olimpíada

Meira admite que a Bandeirantes também poderá procurar a Record, que já anunciou seu desinteresse em negociar – pelo menos os jogos de Londres – em sistema aberto. O problema é que a crise chegou forte, e pela Olimpíada, o seu comercial pede 37 milhões de dólares por cota de patrocínio. Salgado. Pelo menos até agora nenhuma foi vendida.

Business list

A minissérie “Maysa” também faz a alegria da Globo lá fora. Na Natpe, em Las Vegas, a qualidade de sua produção foi elogiada por executivos de outros países. Depois de “A Favorita”, é o produto que mais chamou a atenção. Está na lista de prováveis negócios. Ao contrário de “Capitu”, por exemplo.

Negociando

Luiza Brunet, atualmente na grade de verão, deve fechar ainda nesta semana novo contrato com a Bandeirantes. A diretora do artístico, Elisabetta Zenatti, pretende dar a ela um quadro no novo programa da manhã.

“Caminho das Índias”, de Juliana Paes, se recupera a passos lentos. A novela, com bombardeio de chamadas, marcou 36 pontos na quarta-feira.

Bate – Rebate

…A novela “Regina Volpato – SBT” ainda não chegou ao seu último capítulo.
…E há um risco dessa história não acabar bem.
…Thommy Schiavo, que interpretou o cantor Leandro no especial “Por Toda Minha Vida”, foi chamado para “Paraíso”, a próxima global das seis.
…Peão Maluco é o personagem.
…Complicado entender os critérios: um dos destaques de “Vidas Opostas”, o ator Henrique Pires não foi lembrado em “A Lei e o crime”.
…A Globo tem que decidir: transmitir ao mesmo tempo dois jogos não dá. Impossível.
…Fica sempre um serviço pela metade, que acaba irritando o telespectador.
…Simplifica: ou faz bem um ou outro.
…O jornal de debates de Silvia Poppovic, com estreia em 2 de março na Bandeirantes, deverá contar com a participação de José Luiz Datena no primeiro programa.
…Há, na direção da Band, um otimismo interessante em torno do lançamento deste programa.
…Não será um recordista de audiência, mas poderá fazer um barulho interessante.
…A Bandeirantes precisa disso.

C´est fini

A Bandeirantes tem como objetivo, através da grade que começa em março, brigar pelo terceiro lugar de audiência com o SBT ou Record. A emissora, que já investiu cerca de 20 milhões de dólares no seu processo de digitalização, espera crescer 50% em audiência neste ano. Amanhã tem mais. Tchau!

0 Comments: