Erro de avaliação
Desde sua estreia no ano passado, o programa dos finais de tarde do SBT, “Olha você” (complicado fugir da rima) evoluiu em beleza, mas ainda deixa a desejar no seu conteúdo (?). Afirma-se que Silvio Santos não desistirá tão fácil e continuará mexendo até encontrar o formato desejado.
Parece, no entanto, que há um erro de avaliação.
O “Olha você” tem procurado seguir os mesmos moldes do original Good Morning America. Ele, Silvio, insiste numa cópia fiel: GC, cenário, figurino, e até mesmo as conversas entre matérias iguais as dos apresentadores americanos. Mas tem um problema: o de lá vai ao ar das 7 às 10 da manhã e se dirige a um tipo de telespectador, enquanto o seu xerox tupiniquim é exibido entre 5 e meia e 7 da noite. Mesmo desconsiderando as diferenças geográficas, é um outro público.
Se há mesmo interesse em levantar o programa, uma missão quase para super-herói, o mais recomendável é começar tudo de novo. Esquecer o que foi feito até agora e ter como foco o telespectador daqui, na sua essência, com os seus anseios e necessidades.
Sem maiores garantias, aí pode ser…
Gol contraA nossa propaganda, repito, tão elogiada e premiada lá fora, quando resolve pisar na bola, pisa feio. Nos intervalos da TV, um “bombeiro” que ignora o fogo para comer mortadela, gente sugerindo cerveja como medicamento, e um sujeito que frita “batatinha” com óleo de automóvel. Como será que conseguem aprovar essas coisas?!
Caminho das pedrasEntre as providências que a Globo deve tomar, em relação ao seu esporte nos canais pagos, a primeira delas pode ser a divisão de tudo. Na verdade, retomar este assunto. SporTV, 1 e 2, passaria a ser uma coisa, PFC – Premiere Futebol Clube - outra. Canais e equipes diferentes. A mistura que ainda se observa pode entrar em contagem regressiva.
Essa divisãoEsta poderá vir a ser apenas a primeira medida que a Globo irá adotar nos seus canais esportivos da tevê fechada, depois da troca de comando. Saiu Emanuel Castro e entrou Raul Costa Junior na direção de programação. Mas tem mais coisa. Como se sabe, existem eventos importantes pela frente. Alguns, como a Olimpíada por exemplo, que a emissora aberta não estará presente.
No embaloA Record vendeu a sua primeira cota da Olimpíada de 2012. A feliz compradora é a Caixa Econômica Federal, que vai pagar algo em torno de 37 milhões de dólares pelo patrocínio. Mas que será diluído, através de inserções, nos próximos 4 anos ao longo da programação. É uma entrega diferente. A Globo, por exemplo, se comporta de outra maneira. Só vende o evento.
Mau gostoEm vinheta exibida nos intervalos da programação esportiva da Bandeirantes, aparece uma animação, com personagem praticando surfe ferroviário. Tipo da coisa condenável que não combina com esporte. Alias, não combina com nada.
TronoDouglas Tavolaro, diretor de jornalismo, fez as honras da casa e apresentou Sergio Hilinsky como coordenador de esportes da Record. Geograficamente, por enquanto, continua como era. Hilinsky ocupa a sala que pertencia ao Eduardo Zebini, mas sem a mesma cadeira ou geladeira, que já foram levadas. Mas deve mudar em breve. O Esporte será um apêndice do Jornalismo.
Muito dinheiroA Globo continua faturando alto, e de tudo quanto é lado, com o seu “Big Brother”. Os intervalos do programa estão cada dia mais recheados, e a receita obtida com produtos comercializados pelo site do reality-show é 70% superior a do ano passado. Robôs e roupões são os lançamentos deste ano. Só aquele “olhinho” robótico custa entre 169 e 449 reais.
A definirConsultado, o autor Marcilio Moraes informa que a segunda temporada de “A lei e o crime” não está confirmada. A Record tem interesse, mas ainda existem vários aspectos que precisam ser discutidos. Um novo elenco, por exemplo.
Bem de audiênciaO seriado “A lei e o crime”, programado inicialmente para 23 episódios, tem registrado segundo lugar em São Paulo, e no Rio já chegou à liderança em diversas ocasiões. Estrategicamente, Marcilio Moraes só irá definir no último capítulo o destino do traficante Nando, vivido por Ângelo Paes Leme - se ele morre ou não.
Bate – Rebate
· Celso Teixeira, enfim, será o novo homem da Comunicação da Record.
· Vai substituir Ricardo Frota, cujo destino deve ser a Globo. Embora a Globo ainda não confirme.
· Teixeira tem uma história no jornalismo da Record, desde os tempos de Boris Casoy.
· Ele vai assumir no dia 19 de março.
· Falei no Boris, mas não disse: muita gente comeu bola na história da brasileira Paula Oliveira na Suíça.
· Até onde eu saiba, só ele até agora fez um mea culpa. O resto fingiu de morto.
· Do jeito que o Boninho vai, assumindo tanta coisa na Globo, pode virar um Boni lá na frente.
· A última anunciada é o “TV Globinho”.
· Como o pai, ele já mostrou que não corre do trabalho.· Fala-se em Boni, lembra-se do jornalista Edwaldo Pacote, que depois de um rápido susto, está novamente no melhor de sua forma.· No SBT, mudança no título da próxima novela: “Vende-se um véu de noiva”, do acervo de Janete Clair, virou “A ilha do Profeta”. Meu Deus!
C´est finiEntão é isso. Heródoto Barbeiro vai assumir o comando do “Roda Viva”. Sinto por ele. Muito mais que uma constatação: a Cultura, que já foi um exemplo de televisão, hoje é uma amostra pavorosa da pior e mais triste decadência. Dá dó. Mas é Carnaval e amanhã tem mais. Tchau!
Bastidores da TV por Flávio Ricco 20/02
Postado por LEANDRO LP às 20.2.09
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 Comments:
Postar um comentário