Bastidores da TV por Flávio Ricco (15/01)

TV não perde audiência

Há um pouco de terror nas afirmações sobre a queda de audiência na televisão ou fuga para outros meios de comunicação, como costumeiramente se alardeia por aí. Não é bem isso que os números mais recentes, pelo menos, demonstram. A média de ligados nos últimos 4 anos foi a seguinte:

2005 – 44,5%

2006 – 45,2%

2007 – 43,4%

2008 – 44,0%

Houve, realmente, uma queda mais brusca em 2007, mas com retomada quase que imediata no último ano. Quem puxou este crescimento foram - principalmente - os melhores índices alcançados pelas emissoras, de forma geral, nos finais de semana, porém tudo muito próximo do insignificante.

O mais interessante é verificar o que aconteceu, computadas as pesquisas de 2005 para cá, nas diferentes faixas de programação: das 7h00 às 12h00, subida de 2 pontos; das 12h00 às 18h00, queda de 1 ponto; e das 18h00 às 24 horas, uma caída maior, de 2,3. É por aí que as emissoras devem mirar suas atenções.

TV Tudo

Encontro

Diretores da Bandeirantes, ligados à sua produção e ao seu artístico, ficaram durante dois dias num hotel de São Paulo, ouvindo o que uma empresa de consultoria apurou sobre a programação da emissora e o que possivelmente será colocado em prática nos próximos tempos.

De qualquer forma

Mudanças internas ou na ordem das suas cadeiras continuam acontecendo na Bandeirantes. Nada que provoque fortes oscilações no dólar ou bolsa de Nova York. Juca Silveira, ressurgindo, é o mais novo homem de confiança do vice Marcelo Meira.

Por outro lado

Com a saída de Murilo Fraga da programação, Hélio Vargas assumiu o setor, mas tem como gerente Marcos Zago, um veterano do Morumbi, que nos últimos anos vinha cuidando da rede 21.

Efeito estufa Lamentável a estréia do “Big Brother”. Passou a todos a impressão que não houve um ensaio geral ou não combinaram direitinho. Tudo meio perdido, desencontrado, e certamente com falta de ar condicionado no estúdio. Nunca se viu o Pedro Bial transpirar daquele jeito.

Perspectiva

A direção da Globo vibra com os últimos números alcançados pela novela “A Favorita”. Na terça-feira a média foi de 51 pontos, com picos de 53 e 76% de participação de audiência. Acredita-se que os capítulos de hoje e amanhã podem bater na casa dos 60, com mais de 80% de aparelhos ligados na história do João Emanuel Carneiro.

Definido

“Deu a louca no tempo”, especial do Renato Aragão, será exibido na Globo entre os dias 26 e 30 deste mês. Vai ao ar na faixa das 17 horas, antecedendo ao capítulo de “Malhação”.
Quadra

Leila Barros, do vôlei, é a novidade da Globo. Já de alguns dias ela vem participando dos diversos programas esportivos da emissora, como apresentadora e comentarista.

Nova base

O jornalismo da Rede TV! já está operando das novas instalações da emissora, em Osasco, em São Paulo. Mas tudo ainda de forma bem improvisada.

Foi mal

Carmo Dalla Vecchia não teve um desempenho brilhante ao longo de “A Favorita”, mas não sei se lhe cabe toda a culpa. O papel, ao que tudo indica, foi maior do que ele. Em toda e qualquer profissão, pular etapas é sempre muito perigoso e este artista foi levado a correr um risco desnecessário. Deu no que deu. Ele sentiu a responsabilidade. Algo, aliás, que se acentuou bastante nesses últimos capítulos.

0 Comments: